Projeto Educativo, Científico e Cultural

023_tratada2Prática pedagógica

A UMa adota criticamente novos métodos pedagógicos, didáticos e de avaliação, para responder às novas exigências na criação e consolidação de comunidades de ensino-aprendizagem, que promovem o aumento progressivo da autonomia do aluno, enquanto criador do seu próprio conhecimento. Além disso, a avaliação dos conhecimentos, competências, capacidades e atitudes dos alunos está rigorosamente ligada aos objetivos de formação, estando previstas vias de participação dos grupos de interesse para uma análise crítica dos resultados e a promoção de uma cultura de qualidade. A UMa oferece ao corpo docente a possibilidade de participação em ações de formação, promovidas pelo Centro de Desenvolvimento Académico, criando um espaço para a apresentação de estratégias de ensino atuais e inovadoras, e proporcionando as condições para o exercício ótimo das funções docentes.

Investigação científica

A investigação na UMa tem como prioridade a expansão permanente e rigorosa da fronteira do conhecimento, baseada no estabelecimento e desenvolvimento de projetos, grupos, linhas e centros de investigação. Promovemos e fomentamos a colaboração dos grupos de investigação com a comunidade científica nacional e internacional, contribuindo assim para a resolução de problemas do mundo globalizado. A UMa promove a convergência da investigação e da docência, especialmente, nos seus 2.ºs e 3.ºs ciclos de estudos de todas as áreas de conhecimento, com base no rigor metodológico, na análise crítica, na profundidade argumentativa e na liberdade intelectual.

Outros cursos e projetos de formação

A UMa contribui para o reforço da cidadania ativa, da coesão social e da realização pessoal, no sentido da consolidação dos avanços nas diversas áreas do saber, para transformar a sociedade atual numa verdadeira sociedade do conhecimento. Assim, temos também uma oferta direcionada para o público não tradicional, que inclui grupos com expectativas sociais, familiares, profissionais e académicas distintas das dos candidatos provenientes do ensino secundário. Estes cursos têm uma faceta mais imediatista, dando resposta às inúmeras solicitações individuais ou institucionais que consideram uma mais-valia a aprendizagem ao longo da vida e a atualização ou aquisição de novos conhecimentos e competências.

Cultura

A UMa tem um papel na projeção cultural da região onde se insere, assumindo-se como fator essencial para o desenvolvimento cultural assente na promoção das tradições e do património e na consciencialização dos processos de globalização da cultura em contextos reais e virtuais. Um dos órgãos da UMa criados para a área, o Conselho de Cultura, contempla entre os objetivos estabelecidos na sua criação, o desenvolvimento da componente cultural da formação, mediante a realização de iniciativas para a promoção cultural da academia e da comunidade em geral. Inspirados numa noção alargada de cultura, a UMa pretende fomentar manifestações e criações culturais que assegurem a comunicação, o diálogo intercultural, a mobilização e a participação ativa de sectores diversificados da sociedade.

Projeto Educativo, Científico e Cultural