FAQs

Âmbito ACADÉMICO

Os cursos de licenciatura na Universidade da Madeira fornecem aos alunos conhecimentos de base, nas áreas científicas do curso e competências instrumentais e sistémicas, importantes para a sua empregabilidade imediata, ou para o prosseguimento de estudos de nível superior, especificamente de mestrado (2.º Ciclo).

Para conhecer os cursos de mestrado e doutoramento da UMa, acesse ao ‘Guia do Aluno’.

Aviso de abertura é a expressão utilizada na Universidade da Madeira e que equivale a “Edital”, ou seja, documento onde constam todas as informações e requisitos relativos à candidatura, matrícula e inscrição em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade da Madeira.

Significa o grau de ensino mais elevado que uma pessoa tem. Habilitação literária é, portanto, equivalente a grau de ensino, como por exemplo: ensino médio, graduação ou mestrado.

O Infoalunos é uma plataforma digital destinada aos estudantes, onde são inseridos todos os dados e documentos de cada aluno(a), desde o ato de candidatura até à conclusão do(s) curso(s), registando-se ali o histórico do trajeto académico de cada aluno(a), na Universidade da Madeira. É também a plataforma de interação entre o estudante e a Unidade de Assuntos Académicos.

Para registo no Infoalunos e conclusão com sucesso da sua candidatura, os candidatos deverão usar um documento de de Identidade válido em Portugal.

Na plataforma Infoalunos, a data de validade não é obrigatória. Assim, a não colocação da data de validade, não impede o prosseguimento da candidatura.

Os modelos das declarações são redigidos pelo candidato, conforme o que é solicitado, indicando, por sua honra, que aquilo que declara é verdadeiro.

Existem vários prazos de candidatura à Universidade da Madeira. A cada um é atribuído um número. Por exemplo, o primeiro período de candidaturas é chamado de 1ª fase e, as vagas não preenchidas nesta 1ª fase, são disponibilizadas no segundo período de candidaturas, que é chamado de 2ª fase e assim sucessivamente.

Cada candidatura é um processo independente e o candidato pode candidatar-se a qualquer uma delas ou a ambas. Se se candidatou na 1ª fase e teve sucesso, não necessita de candidatar-se novamente. Se não teve sucesso na 1ª fase pode tentar outro curso na 2ª fase. Cada candidatura está sujeita à taxa de €20,00.

Todo o processo de candidatura e inscrição é realizado online. Todas as informações e documentos devem ser registados no Infoalunos. Os candidatos selecionados só precisarão estar na Madeira, no início do ano letivo, quando se iniciam as aulas.

Na Universidade da Madeira o ano letivo na inicia-se em setembro e termina em junho. O 1º semestre inicia-se a meio de setembro e termina no início de fevereiro; o 2º semestre começa no início de fevereiro e termina no final de junho. Neste período existem três (3) períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão (mês de agosto completo). O calendário académico pode ser consultado em http://www.uma.pt 

Sim. Para mais detalhes, consulte o regulamento na página candidaturas abertas do site http://www.uma.pt

As mensalidades podem ser pagas através de transferência bancária ou cartão de crédito. Para mais detalhes, consulte o regulamento, na página candidaturas abertas no site http://www.uma.pt

A Universidade da Madeira não pode abrir candidaturas para o Mestrado Integrado em Medicina, através do concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, atendendo ao despacho emitido pelo Governo Português, que contém essa restrição.